Prevenção de lesões comuns no ciclista

Por em Out 1, 2013

O ciclismo quer seja praticado de forma profissional ou por recreação é um desporto em que a prevenção deve fazer parte da sua rotina diária , pois maus ajustes afectam directamente o desempenho do atleta.

As Lesões  mais comuns são ocasionadas por quedas: principalmente, por colisão entre ciclistas e acidentes de trânsito, contudo outros problemas podem surgir se não forem tomadas precauções:
- Lesões dermatológicas: pode haver compressão da pele, queimaduras e neuropraxia (formigueiros e dormências) nas áreas que entram em contacto com o volante e com o selim.

ulnar ciclista

- Disfunção patelo-femoral: quando o ciclista pedala com o selim muito baixo e/ou avançado pode ocorrer uma flexão excessiva do joelho, levando a uma maior carga de compressão na articulação patelo-femoral.

- Tendinites: com o selim muito alto e/ou recuado, pode ocorrer uma tensão excessiva dos músculos posteriores da coxa, sobrecarregando essas estruturas.

-Lombalgia: ocasionada pelo mau ajuste da bicicleta (volante muito baixo, por exemplo), mas também pelo excesso de treino.

- Cervicalgia: ocasionada pelo posicionamento prolongado da cervical em flexão para melhorar a aerodinâmica do ciclista.
MELHOR QUE TRATAR É PREVENIR!

www.maisterapia.pt