Como prevenir o desgaste da coluna

Por em Fev 24, 2013

A coluna vertebral é o nosso pilar central, assumindo diversas funções fundamentais: suporte para todas as estruturas corporais, proteção dos nossos órgãos, orientar o movimento humano e os nossos sentidos. É sobre a coluna que recai a maioria da carga física e esforços do nosso corpo ao longo da vida. A coluna é constituída por vértebras sobrepostas intercaladas pelos discos intervertebrais que funcionam como amortecedores e absorvem o excesso de carga sobre a coluna vertebral. Estes discos são essencialmente constituídos por água e material fibroso e devido a diversos factores vão-se desidratando e perdendo a capacidade de responder as exigências que lhe são impostas, nomeadamente deformar-se e retornar a sua forma original. O seu desgaste faz diminuir a altura discal e iniciar um atrito excessivo das vértebras, que por sua vez leva à formação da artrose e dos famosos bicos de papagaio (osteófitos).

Desta forma é fundamental adoptar algumas medidas importantes para retardar este processo e evitar as suas consequências:

Desde criança é importante ter atenção às más posturas: sentar direito, não carregar a mala só num ombro, não passar muitas horas ao computador, sobretudo se for mal sentado. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações estruturais permanentes articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Esteja atento a alterações anormais da sua coluna e caso identifique que não está bem procure avaliação de um profissional qualificado antes de ter dores, pois muitos problemas ainda são reversíveis e se não forem corrigidos tornam a sua coluna mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.

Beba água regularmente ao longo do dia, e procure praticar algum exercício físico, mesmo que não seja desportivo pode tentar ir a pé para o trabalho, ir pelas escadas em vez do elevador, etc. Programe algum tempo da sua semana para uma caminhada calma com um familiar ou amigo.

Procure controlar o seu peso, porque o excesso de peso aliada a fraqueza dos músculos da barriga e da coluna levam a sobrecarga da coluna. A natação e hidroginástica são óptimas porque permitem o exercício e mobilização sem sobrecarga mecânica.

Procure dormir pelo menos 7 horas diárias para permitir que os discos intervertebrais recuperem a sua forma. Não durma de barriga para baixo e tente dormir sempre de lado com uma almofada adequada.

Não esteja demasiado tempo a fazer o mesmo movimento ou trabalho. Programe pequenas pausas para se endireitar e esticar. Sempre que possível alterne as suas tarefas ao longo do dia. Se precisar viajar grandes distâncias, pare o carro a cada 2 horas e faça pequenas caminhadas. Aprenda alguns exercícios de alongamento e não se acanhe em executá-los quando sentir os seus músculos tensos.

Cuidado ao levantar pesos. Procure repartir a carga pelos dois braços e quando levantar um peso do chão a maneira correta de o fazer é manter as costas estendidas e flexionar os joelhos para pegar o objeto, colocar o objeto junto ao corpo e levantá-lo estendendo os joelhos e os quadris. Nunca levante o peso com os joelhos estendidos e o corpo dobrado para frente. Se o objeto for muito pesado use patamares intermediários, isto é, pegue no peso do chão, põe sobre um apoio à meia altura entre a superfície para onde você deve colocar o objeto e o chão, e daí faça um novo movimento até levantar o peso para o nível desejado. Evite levantar o peso do chão para a superfície mais alta de uma só vez. Não se acanhe em pedir ajuda se o objeto for muito pesado.

A coluna tem a capacidade de armazenar traumas ao longo do tempo, sem apresentar nenhum sintoma por isso não pense que por ainda não ter dores está tudo bem com ela. A prevenção é o melhor remédio. Tal como faz um check-up aos seus dentes ou análises frequentemente procure fazer uma avaliação detalhada da sua coluna junto de um médico, fisioterapeuta ou osteopata certificado.